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CURIOSIDADE

CURIOSIDADE DO MÊS DE JULHO SORRISO DOCE

GOIABA

É um fruto com casca de cor amarela ou verde. A parte interna (polpa) pode ser vermelha ou branca, dependendo da espécie.

A goiaba é uma fruta rica em Vitamina C (ácido ascórbico), portanto é um excelente antioxidante, 100 gramas de goiaba apresenta cerca de 240 mg de vitamina C. Para termos uma ideia, ela tem mais vitamina C do que o limão e a laranja. Também apresenta vitamina A e vitaminas do Complexo B. A goiaba possui várias sementes de consistência dura em seu interior (na parte da polpa). A goiaba vermelha é rica também em licopeno, um importante antioxidante. Os principais minerais apresentados pela goiaba são: ferro, fósforo e cálcio. Além das vitaminas e minerais, a goiaba apresenta grande quantidade de fibras (5,4 g por 100 g de goiaba), concentradas principalmente em sua casca. A goiaba possui baixa quantidade de gordura e de açúcar (9 g por 100 g de goiaba). Portanto, consumi-la em natura é a melhor opção. Possuem em media 70 calorias a unidade. A goiaba é muito usada para fazer sucos, geleias, compotas, doce (goiabada) e sorvetes.

O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas. Muitas pessoas fazem molho da polpa da goiaba vermelha. De sabor agridoce, pode ser uma boa opção na culinária. A palavra goiaba é de origem indígena amazônica (nação aruaque). Estes índios chamam o fruto de guayaba.

RECEITINHA DE CREME DE GOIABA

RECEITINHA DE CREME DE GOIABA

INGREDIENTES

MODO DE PREPARAR

Corte as goiabas ao meio e retire as sementes. Junte meia xícara (chá) de água às metades de goiaba e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, coe e bata no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite até formar um creme homogêneo. Coloque em uma tigela ou em taças individuais e leve para gelar por cerca de 3 horas. Sirva a seguir.

RENDIMENTO

-8 porções

Pintura

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NUTRICIONISTA

Danielly Gozzi da Silva

CRN3 27756