Escola Sorriso Doce

Home
cardapio
Rua Madre Joana Zonca, 26 - Quitaúna - Osasco

CURIOSIDADE

CURIOSIDADE DO MÊS DE JUNHO SORRISO DOCE

QUIABO

O quiabo é um vegetal de cor verde e formato alongado e fino. Cada 100 gramas de quiabo possui aproximadamente 35 calorias. Portanto, é um alimento de baixo nível calórico. Possui uma boa quantidade de vitaminas A e C, além de minerais como fósforo, ferro e cálcio. O período de safra é de dezembro a março. Porém, pode ser encontrado em todos os meses do ano. É consumido na forma de refogados, sopas e ensopados. Ao cozinhar, o quiabo solta um líquido viscoso, popularmente conhecido como "baba" do quiabo. É um vegetal de origem africana.

RECEITINHA DE SALADA COM CARAMBOLA

RECEITINHA DE FRANGO COM QUIABO MINEIRO

INGREDIENTES

MODO DE PREPARAR

Tempere o frango com o alho amassado, sal, pimenta e colorau. Se desejar, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Preparando o quiabo:

Lave o quiabo. Pique em rodelinhas finas. Em uma panela, coloque um pouco de azeite. Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba ou se preferir pode deixar com a baba também. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Quando estiver sem baba ou cozido, desligue o fogo. Reserve o quiabo.

Preparando o frango:

Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo ou azeite e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando (isso fará com que solte um corante natural no frango). Junte o frango e deixe fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela quase tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Verifique se está bom de sal. Por último, junte o cheiro verde. Sirva com arroz e feijão, polenta sem molho ou até com canjiquinha mineira.

RENDIMENTO

-6 porções

Pintura

Clique para ampliar

NUTRICIONISTA

Danielly Gozzi da Silva

CRN3 27756